Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bolivianos declaram “guerra” contra Brasileiros na faixa de fronteira de Capixaba




Jairo Carioca

O Comandante Tanaka do 1º Batalhão do Exército da Fronteira Boliviana ainda continua na região próxima ao seringal Fortaleza com a ordem de retirar famílias brasileiras para fora do país. A Marinha Boliviana monitora uma faixa de 18 km na fronteira com Capixaba desde o Rio Abunã até o Arapiraca no Seringal Santa Fé. Mais de 60 homens fazem parte da operação chamada Reassentamento.

As informações foram repassadas ontem à noite. A reportagem conversou com um dos agricultores que teve a casa incendiada, o senhor Fernando Rodrigues Cardas. Ainda de acordo informações repassadas pelo agricultor, os bolivianos matam bois de propriedade de brasileiros para alimentar o Batalhão Uma das casas, do senhor José Carlos é utilizada como base. Carlos tinha saído para fazer compras e quando chegou foi surpreendido pela operação e expulso da comunidade. Ainda segundo informações, o prazo é para que até o dia 15 de maio, todos deixem as suas propriedades.


Essa não é a primeira vez que existem conflitos na região. No ano passado, mais de cem famílias foram repatriadas para os municípios de Plácido de Castro e Capixaba.Um acordo havia sido firmado entre o ex-presidente Lula e Evo Morales para que as famílias ficassem no local.

Na nova faixa de conflitos existem 30 famílias de brasileiros, alguns, que haviam voltado desiludidos com as condições oferecidas pelo Incra. Embora o conflito ocorra desde o dia 13 de abril, nenhuma autoridade brasileira se pronunciou até o momento.

FONTE/FOTO: ac24horas.com

COLABOROU: M. Meyer

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Força Aérea Brasileira na ‘Operação Ágata 4′




A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou mais de mil militares para a Operação Ágata 4, que começou nesta quarta-feira, 2 de maio, na Amazônia. A área de atuação abrange uma faixa de 150 km desde a localidade de Cucuí, no Amazonas, até a cidade de Oiapoque, no Amapá. Ao todo, são mais de 5 mil km na fronteira do Brasil com quatro países: Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Em linha reta, a faixa de fronteira coberta é equivalente à distância entre São Gabriel da Cachoeira (AM) a Belo Horizonte (MG).

Aviões de caça, de reconhecimento, de patrulha, de alarmA Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou mais de mil militares para a Operação Ágata 4, que começou nesta quarta-feira, 2 de maio, na Amazônia. A área de atuação abrange uma faixa de 150 km desde a localidade de Cucuí, no Amazonas, até a cidade de Oiapoque, no Amapá. Ao todo, são mais de 5 mil km na fronteira do Brasil com quatro países: Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Em linha reta, a faixa de fronteira coberta é equivalente à distância entre São Gabriel da Cachoeira (AM) a Belo Horizonte (MG).
Aviões de caça, de reconhecimento, de patrulha, de alarme aéreo antecipado, de transporte e de busca e resgate participam da Operação Ágata, distribuídos em diversas bases da região Amazônia.

FONTE: FAB


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento- PARA-SAR na TV





O EAS - Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, mais conhecido como PARA-SAR ('PARA' de paraquedistas, 'SAR' do inglês Search and Rescue, "Busca e Salvamento"), é um esquadrão paraquedista de Operações Especiais e Busca e Resgate da Força Aérea Brasileira, baseado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e é comandado por um Tenente-Coronel de Infantaria.

Conhecido como PARA-COMANDOS, é um misto de Curso de Ações de Comandos e de Forças Especiais da FAB, que reúne também técnicas de SAR e CSAR (Combat Search and Rescue - Busca e Resgate em Combate). Para alcançar o nível de operacional em Operações Especiais, é necessário a conclusão deste.

SAR é uma doutrina utilizada mundialmente pelas Forças Armadas e diversas unidades especiais. O Brasil possui sete equipes SAR, que integram as unidades helitransportadas da FAB, Manaus (AM), Recife (PE), Pirassununga (SP), Santa Maria (RS), Natal (RN) e Belém (PA), todas doutrinadas pelo PARA-SAR. O esquadrão não possui aviões ou helicópteros, o grupo é transportado por outros esquadrões aos locais onde precisa agir.

O PARA-SAR tem por finalidade a instrução das equipes de resgate da Força Aérea Brasileira e a realização de missões de Operações Especiais e Busca e Salvamento



PÁRA-SAR, BRASIL !

Fuzileiros Navais americanos em ação


Um bom vídeo postado no youtube. A maioria das imagens foram gravadas com câmeras no capacete.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Queda de um Helicóptero na gravação de TOP GEAR





A equipe de filmagem da versão sul-coreana do programa de televisão britânico "Top Gear" tomou um susto durante as filmagens, quando um helicóptero AH-1 Cobra atingiu o solo em alta velocidade, em Coolidge, Arizona. Milagrosamente os pilotos saíram andando normalmente depois da queda da aeronave.





Vídeos de Black Hawk's decolando


O vídeo mostra a decolagem de alguns poderosos Black Hawk's.


Concursos Abertos - 2012


Os concursos com inscrições abertas em 2012 somam hoje 140 vagas para todo o Brasil.

Curso MilitarEscolaForçaEscolaridadeInscrição em:Vagas
Exame de Admissão e Seleção ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) do ano de 2013CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação da AeronáuticaAeronáuticaNível Superior - Medicina11 abril à
10 maio 2012
75
Exame de Admissão e Seleção ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR) do ano de 2013CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação da AeronáuticaAeronáuticaNível Superior - Odontologia11 abril à
10 maio 2012
20
Exame de Admissão e Seleção ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR) do ano de 2013CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação da AeronáuticaAeronáuticaNível Superior - Farmácia11 abril à
10 maio 2012
14
Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) do ano de 2013CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação da AeronáuticaAeronáuticaNível Superior - Engenharia11 abril à
10 maio 2012
37
Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turmas 1-2/2013 (CFS-B 1-2/2013)EEAR – Escola de Especialistas de AeronáuticaAeronáuticaNível MédioInscrições Encerradas em 12 Abril661
Exame de Admissão (Modalidade “B”) aos Estágios de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica -Turmas 1 e 2 do ano de 2013 (IE/EA EAGS-B 12/2013)EEAR – Escola de Especialistas de AeronáuticaAeronáuticaNível Médio/TécnicoInscrições Encerradas em 12 Abril241
Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (Modalidade Especial) da Especialidade Eletrônica do ano de 2013EEAR – Escola de Especialistas de AeronáuticaAeronáuticaNível Médio/Técnico em EletrônicaInscrições Encerradas em 12 Abril30
Curso de Formação de Taifeiros -
CFT B 2012
SERENS - REGIONALAeronáuticaNível MédioInscrições Encerradas em 17 Fevereiro102



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tropa do Exército Brasileiro encurralada no HAITI



O vídeo mostra uma tropa do Exército Brasileiro que ficou encurralada em um conflito no Haiti

Fuzileiros Navais - Grande manobra anual em Formosa (2011)



Grande exercício anual do CFN em Formosa, Goiás. Emprego de todos os meios operativos do CFN (infantaria, blindados, artilharia, mísseis anticarro e antiaéreos, forças especiais, etc) com apoio de helicópteros da Aviação Naval da Marinha do Brasil. Jornalista Roberto Caiafa para Tecnologia & Defesa






Fonte: Youtube - CAIAFAMASTER.


Brasil, acima de tudo !

Enquadrando a esquadra


Imagens produzidas pelas aeronaves P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) da FAB durante exercícios com a esquadra durante a Operação ADEREX. Os aviões partiram da Base Aérea de Santa Cruz com voos realizados próximo ao litoral  do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 10 de abril.

Na foto superior o P-3 flagrou uma faina de TOM (Transferência de Óleo no Mar) do NT Gastão Motta para o que aparenta ser uma fragata classe Niterói da antiga subclasse A/S (possivelmente e própria Niterói). Na imagem abaixo aparece uma típica silhueta de uma fragata Tipo 22. Ambas as imagens são provenientes sensor FLIR Star Safire.

A última imagem, onde vê-se claramente a informação “Slant Range 4318m”, é proveniente, muito provavelmente, do radar SAR/ISAR do P-3 ou do canal IR do FLIR.



FONTE: WWW.NAVAL.COM.BR

BRASIL !


FAEX XII – Forças Especiais da FAB treinam com auxílio da tecnologia e precisão



O PARA-SAR utiliza, pela primeira vez, o dispositivo de Simulação e Engajamento Tático Eletrônico, o DSETE, durante a FAEX XII, realizada em Florianópolis (SC) até dia 20 de abril, equipamento cedido pelo Exército e pela Marinha que permite um ganho operacional importante nos treinamentos. É como se fosse uma guerra de paintball.

O DSETE é um equipamento acoplado ao armamento que transforma o disparo em um pulso laser, o qual é captado por um colete com sensores receptores que informa ao combatente se ele foi atingido e onde. Tudo é analisado por um observador militar, que controla e avalia o resultado do exercício e emprego operacional.

O equipamento permite avaliar o desempenho tático dos integrantes dos Destacamentos de Operações Especiais, o que facilita a correção das condutas”, afirma o Tenente-Coronel Infantaria Ivandilson Diniz Soares, comandante do PARA-SAR, que chama a atenção também para a possibilidade de mensurar a precisão do disparo e seus efeitos sobre o homem.


FONTE: Agência Força Aérea
PÁRA-SAR, BRASIL !


MISSÃO DE PAZ - Em Brasília, familiares acompanham embarque de militares da FAB para o Haiti



Lágrimas, abraços apertados dos familiares e um sentimento de saudade antecipada marcaram a cerimônia de despedida dos 115 militares do Exército e da Aeronáutica que embarcaram nesta quinta-feira (29/3), na Base Aérea de Brasília (BABR), rumo ao Haiti. Eles vão integrar o 16º Contingente Brasileiro da Missão da Organização das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH). A Força Aérea Brasileira  (FAB) participa da missão com 27 militares pertencentes ao Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR).

Na cerimônia de despedida, comandada pelo Brigadeiro de Infantaria  Rodolfo Freire de Rezende, chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), esposas, filhos, pais, irmãos e amigos dos militares foram acompanhar o embarque do contingente.  
"Ele vai se afastar da família e dos amigos, mas em compensação vai receber em troca a satisfação de estar proporcionando ajuda a um povo que teve o país devastado pelo terremoto. Será um aprendizado pessoal e profissional muito grande. É difícil, mas é um orgulho para a família”, ressaltou Catia Pereira, irmã do Sargento Paulo Robson Pereira Leite.

Silvana Tasso Gonçalves, esposa do Tenente de Infantaria Samuel Frank Gonçalves, comandante do Pelotão da Aeronáutica, também exprimia um sentimento de grande orgulho em relação ao marido,com quem é casada há 5 anos. "Eu sei que ele fará o melhor trabalho possível. Será muito gratificante para toda a família a participação dele nessa missão", afirmou.  "Acho que  vai ser uma grande lição de vida para ele", complementou Silvana Gonçalves. 

O pelotão da Aeronáutica, composto por 15 soldados, sete cabos, quatro sargentos e um oficial passou por um período de treinamento de oito meses no Brasil. As instruções incluíram palestras, treinamentos e um estágio operacional que simulou várias situações reais com as quais os militares vão se deparar nas ruas da capital haitiana, Porto Príncipe.  

O contingente da FAB vai integrar a 1ª Companhia de Fuzileiros de Força de Paz, ao lado dos efetivos do Exército Brasileiro e do Paraguai. Eles vão realizar escolta de comboio, patrulhas a pé e motorizada, e controle de distúrbios. 

Os militares viajaram em uma aeronave Boeing KC-137 do Esquadrão Corsário (2º/2º GT). Eles vão pernoitar em Boa Vista (RR) e devem chegar ao país na sexta-feira (30/3) pela manhã. O contingente permanece por oito meses no Haiti.




FONTE: FORÇA AÉREA BRASILEIRA - FOTO DE SGT. REZENDE

BINFAE-BR, BRASIL !

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A MAIS PERIGOSA E MORTAL UNIDADE MILITAR DO BRASIL: BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS


DOCUMENTÁRIO SOBRE A MAIS PODEROSA TROPA BRASILEIRA, SÃO RECONHECIDOS EM TODO O MUNDO COMO A FORÇA MAIS PERIGOSA E LETAL DO MUNDO. UTILIZADA EM OPERAÇÕES ESPECIAIS, OS HOMENS QUE LÁ TRABALHÃO SÃO OS QUE TEM O MELHOR GRAU DE TREINAMENTO DO BRASIL, E ESTÃO APTOS A CUMPRIR QUALQUER MISSÃO NO BRASIL OU NO EXTERIOR ! 





 BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, A MELHOR TROPA DO BRASIL !

Pouso em Rodopista



Vídeo filmado de dentro do cockpit de um jato que está pousando em uma rodopista, possivelmente por algum problema mecânico.




                                                                             BRASIL !

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Grupamento de Mergulhadores de Combate - Marinha do Brasil




O vídeo acima mostra o treinamento e uma demostração de invasão do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha  do Brasil, umas das melhores equipes e mais temida do mundo. Orgulho Nacional. 

"O mergulhador da Marinha não é um homem de combate é um especialista em resgate!
Se tiver perdido em baixo d'agua ele encontra, se tiver afundado ele traz a superficie, se tiver no caminho ele tira!
Se tiver sorte morrerá jovem a 61 metros da superficie porque isso é o mais perto de que ele chegará de ser um herói!"




                                                                                 BRASIL !





Centros de Controle das Forças Armadas serão transferidos



A TRANSIÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA PARA O CONTROLE CIVIL ENSAIA OS PRIMEIROS PASSOS, MESMO QUE O TITULAR DA PASTA NÃO SEJA MAIS UM MILITAR HÁ 12 ANOS. DOS QUASE MIL SERVIDORES DO MINISTÉRIO, 70% AINDA SÃO MILITARES. O GOVERNO TENTA APROVAR NO CONGRESSO A CRIAÇÃO DE 225 CARGOS PARA CIVIS. EM OUTRA AÇÃO, DECIDIU RETIRAR OS TRÊS COMANDOS MILITARES DA ESPLANADA, QUE SERÃO TRANSFERIDOS PARA OUTROS LOCAIS, MAIS ESTRATÉGICOS, MENOS VULNERÁVEIS E LONGE UM DO OUTRO.

OS LOCAIS DAS FUTURAS INSTALAÇÕES DOS COMANDOS DA MARINHA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA ESTÃO ESCOLHIDOS, E AS OBRAS ATÉ JÁ COMEÇARAM. O NOVO PRÉDIO DO COMANDO DO EXÉRCITO SERÁ CONSTRUÍDO NUM TERRRENO PRÓXIMO AO QUARTEL GENERAL, NO SETOR MILITAR URBANO. JÁ O COMANDO DA AERONÁUTICA VAI FICAR EM UMA ÁREA QUE PERTENCE AO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, PRÓXIMA DA BASE AÉREA. E O COMANDO DA MARINHA VAI OCUPAR EM UM PONTO PRÓXIMO AOS FUZILEIROS NAVAIS.

— NÃO PODEMOS TER OS TRÊS CENTROS DE GUERRA PRÓXIMOS E TÃO ALTOS. SÃO VULNERÁVEIS DEMAIS. TEM QUE SER PRÉDIO BAIXO, ATÉ COM INSTALAÇÕES SUBTERRÂNEAS. PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA A DISSUASÃO. E SE HOUVER UM ATENTADO HOJE? COMO ESTÃO DISPOSTOS HOJE, OS TRÊS COMANDOS PODEM SER ATINGIDOS. VIRAMOS ALVOS FIXOSDISSE AO GLOBO UM OFICIAL DA DEFESA, QUE PEDIU PARA NÃO SER IDENTIFICADO. ELE COMPLETOU:

— NO MUNDO INTEIRO NÃO É MAIS ASSIM. O PENTÁGONO É UM EXEMPLO, ESTÁ DISTANTE DOS DEMAIS ÓRGÃOS DO GOVERNO. PRECISAMOS DE INSTALAÇÕES ADEQUADAS À MODERNIDADE DA GUERRA.

FONTE: O GLOBO